• Veja 7 dicas essenciais antes de embarcar no navio

Veja 7 dicas essenciais antes de embarcar no navio
14 de Janeiro de 2019

Quando você decide fazer um cruzeiro você adquire vários produtos em um. Tudo porque uma viagem de navio traz diversos custos-benefícios ao mesmo tempo: estadia, entretenimento a bordo, alimentação e outros serviços que o navio oferece sem precisar pagar a mais.

Além disso, você tem a comodidade de desfazer e fazer as malas apenas uma vez e viver um mundo à parte enquanto estiver a bordo. Porém, antes de você embarcar podem surgir algumas dúvidas de como proceder em relação à bagagem, gorjetas, roupas, etc, ainda mais se você for marinheiro de primeira viagem.

Para que você embarque sem levar nenhum susto, veja nossas 7 dicas preciosas do que é permitido e o que está incluso ao fazer um cruzeiro.
 

 

1 – O que está incluso no meu cruzeiro?

 

 

Todas as refeições a bordo estão inclusas no preço do seu cruzeiro (exceto nos restaurantes de especialidades em que é cobrada uma taxa à parte). Atividades recreativas a bordo como shows no teatro, uso das piscinas, academia (exceto aulas especializadas), entre outras atividades sociais também estão incluídas no valor pago pela viagem.

 

A excessão fica por conta dos cruzeiros que utilizam o sistema All Inclusive, como os da Uniworld Boutique River Cruises pela Europa, quando as bebidas estão inclusas, ou outro tipo de viagem, como algumas saídas na Noruega da Hurtigruten, chamadas de port to port, que não abrangem refeições.



 

2 – Há um limite de peso para minhas bagagens? Quantas malas posso levar?

 

Geralmente as companhias marítimas não definem um limite de bagagem. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA ABREMAR) aconselha levar dois volumes por passageiro, cada um deles com no máximo 20 kg e o tamanho 40 cm x 60 cm x 30 cm. É proibido levar a bordo itens que emitam calor, como ferro de passar, por exemplo.  Armas, drogas, alimentos ou objetos pontiagudos, como tesouras, também são proibidos.

Dica: Leve com você uma mala de mão para que possa carregar objetos pessoais, remédios, uma muda de roupa ou traje de banho. Com isso, você não precisa esperar sua mala chegar na cabine para aproveitar o dia na piscina, na sauna ou no deck do navio.



 

3 – Quais roupas devo levar para usar a bordo e em terra?


 

No navio as roupas são casuais, incluindo shorts e jeans, que poderão ser usados durante o dia.  Roupa de banho, micro shorts, cangas e roupa de ginástica devem ser reservadas apenas para a área da piscina, no deck ou no Spa e academia.

 

Para jantar à noite, use o que você vestiria em um bom restaurante: saias ou vestidos, calças e blusas para as mulheres, calças, camisas ou paletó para os homens. Os cruzeiros geralmente incluem pelo menos uma noite de jantar formal, que é a Noite do Comandante. Neste caso recomenda-se terno com gravata ou smoking para os homens e vestidos longos ou longuetes para as mulheres.

 

Para os seus passeios em terra é recomendável roupas confortáveis, protetor solar, repelente, óculos de sol e água, dependendo do local em que irá visitar, e casacos e botas para as atividades de aventura.

 

Algumas companhias permitem que você leve uma garrafa de vinho ou champanhe por adulto (de até 750 ml) por cruzeiro, que não estará sujeita a cobrança de rolha se consumida na cabine. Vinhos ou champanhe adicionais serão aceitos, porém será cobrada a taxa de rolha de cada garrafa.

 

Bebidas alcoólicas que forem compradas livre de impostos no free-shop do navio ou em portos de parada serão coletadas e entregues na cabine do passageiro no último dia de cruzeiro.




 

4 – Posso levar bebidas alcóolicas?



Algumas companhias permitem que você leve uma garrafa de vinho ou champanhe por adulto (de até 750 ml) por cruzeiro, que não estará sujeita a cobrança de rolha se consumida na cabine. Vinhos ou champanhe adicionais serão aceitos, porém será cobrada a taxa de rolha de cada garrafa.

 

Bebidas alcoólicas que forem compradas livre de impostos no free-shop do navio ou em portos de parada serão coletadas e entregues na cabine do passageiro no último dia de cruzeiro.



 

5 - Gastos a bordo, moeda e gorjetas
 

 

O dólar americano é a moeda aplicada a bordo na maioria das companhias marítimas. No momento do seu check-in será solicitado um cartão de crédito internacional para ao final da viagem, debitarem o valor gasto a bordo neste cartão. Se você não deseja utilizar cartão de crédito, será necessário deixar um depósito caução no momento do check-in. Cada companhia irá estabelecer o valor do depósito.

 

Os gastos a bordo serão acumulados em sua conta de bordo e o pagamento poderá ser feito em espécie ou cartão de crédito ao final do cruzeiro.

 

Gorjetas - As companhias cobram uma taxa de serviço que é distribuída entre os tripulantes que irão atender você durante seu cruzeiro. Essa taxa é cobrada diariamente em sua conta de bordo e cada companhia possui um valor específico que é informado no contrato de reserva.

 

Nos cruzeiros da Uniworld pela Europa a taxa de serviço já está inclusa no preço que irá pagar pelo seu cruzeiro.


 

6 – Documentação


 

O passaporte é o documento de identificação para o seu embarque. Além disso, o mesmo deverá ter a validade mínima de 6 (seis) meses, a contar do último dia do cruzeiro, e amplo espaço disponível para os carimbos e/ou selos que serão colocados pelos oficiais de imigração dos países a serem visitados.

 

Todas as informações sobre vistos (para algumas viagens será necessário visto de múltiplas entradas), vacinas e autorizações para embarque de menores necessários à viagem são responsabilidade do passageiro.


 

7 - Informações gerais

 

Você deve chegar com 2 horas de antecedência para o seu embarque. No seu formulário de imigração deve avisar à companhia se você possui alguma necessidade especial, como cadeira de rodas ou cardápio especial se tiver restrições alimentares.

 

Além das bebidas, excursões terrestres, cassino, internet, alguns serviços específicos, compras, taxa de serviço, lavanderia, telefonemas, serviços médicos, vistos consulares e quaisquer extras serão cobrados a bordo.

 

A maioria das companhias marítimas não aceitam que mulheres grávidas embarquem a partir da 24ª semana de gestação até o último dia de cruzeiro.

 

A maioria das cabines possuem comodidades como televisão, secador de cabelo, frigobar, cofre e banheiro com toalhas de banho e de rosto.

 
Sartre Logo

Rua Alegre, 928 - Santa Paula - São Caetano do Sul, SP | CEP 09550-250
+55 (11) 2757-0000

NeoTurismo © 2018 • Desenvolvido por Logo Incandescente