• A GRANDE MURALHA

A muralha é um dos símbolos mais importantes da China e para visitá-la precisamos voltar aos tempos da Dinastia Qin (mais de 2000 anos atrás) para encontrar os primeiros esboços da muralha. Durante a Dinastia Ming, os trabalhadores a restauraram e expandiram em altura, largura e comprimento que conhecemos hoje.
No seu auge, a muralha se estendia por mais de 6000 km da antiga Manchuria ao forte de Jiayuguan, onde começa o deserto de Gobi ao oeste.
Esta aventura o levará de Juyongguan a Simatai: serão dias de caminhada de oeste a leste por várias partes da muralha que não se conectam devido ao estado de conservação de algumas áreas. Todas as partes oferecem algo diferente e para enriquecer sua experiência e também visitará locais culturais famosos e outras atividades.

Roteiro 

1° Dia - Beijing (Pequim) 
Chegada em Pequim (voo não incluído) e traslado ao hotel acompanhado do guia.
Parada rápida no hotel. O dia começará cedo visitando o Templo do Céu. De manhã, poderá ver o que os chineses fazem para se preparar para o dia com exercícios que consideram essenciais a saúde. Entre as atividades estão o Tai Chi Chuan, Kung Fu, prática do sabre, meditação, tango, ginástica entre outros. Há também prática da caligrafia com pincéis gigantes e água no piso do parque que enfeita enquanto a água não evapora. O guia dará uma demonstração e terá a chance de praticar também.
Em seguida visitará o templo, de estrutura simples e simbolismo oculto e depois irá para o Salão de Oração para Boa Colheita. No salão, o guia fará uma reunião para explicar os itinerários de cada dia, instruções de segurança e o tempo aproximado das visitas. A reunião terminará com uma oração coletiva para que a aventura corra tranquilamente.
À noite, experimentará no jantar o famoso pato assado de Beijing, que será trazido à mesa e o chefe o cortará em várias pequenas fatias, cada uma com um pedaço de pele crocante. Para comer, deverá colocar em cima de uma fina panqueca um pouco do pato, molho de ameixa e cebolinha.
Retorno ao hotel. 
Pernoite: no hotel selecionado.

2° Dia - Beijing – Juyongguan 
Às 08h00, saída para o Yanqing Geological Park, em torno de 90 km de distância (2h00), onde visitará as cavernas Guyaju e percorrerá uma pequena parte do desfiladeiro Yanqing. Guyaju significa “antigas casas suspensas”, um local pouco conhecido que inclui mais de 100 cavernas esculpidas em uma colina e equipadas com quartos básicos, cozinhas e estábulos. A visita toda a pé leva 1 hora.
Sequência passeio em barco com duração de 40 minutos pelo coração do desfiladeiro Longqin. Continua para Juyongguan, a 55 km de distância (01h00), a parte da muralha mais próxima de Beijing. Além dos 4 km de muralha, torres de observação e posto fortificado que compõe o local, há ainda um templo e uma escola de Confucio. A caminhada de uma parte semicircular da muralha levará em torno de 02h00. Os degraus são muito íngremes, portanto, é essencial que reduza a velocidade na descida. Pernoite em hotel estilo tradicional próximo ao local.
Nota: A travessia no desfiladeiro só pode ser feita do meio de abril ao meio de novembro.
Grau de dificuldade do trekking: baixo a médio (nível 3). 
Pernoite: no hotel selecionado.

3° Dia - Juyongguan – Chenjiabao – Shuichancheng 
Saída para Chenjiabao, área não muito longe da famosa parte da muralha chamada Badaling, porém, livre das multidões. Este provavelmente será o dia mais difícil devido à natureza do terreno. A subida é desafiante começando aos 700 metros, subindo até 1150 metros e retornará para os 800 metros. Como esta parte da muralha não foi restaurada, poderá ser necessário engatinhar em alguns pontos.
A primeira subida o levará a um cume no qual parece que a muralha está pendurada. Caminhará em direção a General’s Tower, cujo cenário mostra que servia como posto de observação para o líder militar durante a dinastia Ming. As condições da muralha ficam precárias e a jornada se torna mais desafiante além desta torre. Algumas descidas vertiginosas nas ruínas requerem extremo cuidado, disposição e equilíbrio. O ponto mais alto da caminhada tem 1147 metros e depois passará por uma parte em zigue-zague. Essa formação no estilo montanha russa continuará com descidas escorregadias, terminando em um terreno até o local onde seu transporte estará esperando.
À tarde, visitará as tumbas Ming onde 13 dos 16 imperadores da dinastia Ming foram sepultados. Visitará 2 das 3 tumbas  que estão abertas ao público: Chang Ling, a mais impressionante das 3 tumbas onde está sepultado o imperador Yongle junto com a esposa e as 16 concubinas; e Ding Ling, tumba menor, onde está sepultado o imperador Wanli e o necrotério é acessível.  O dia termina com transfer a região de Shuichangcheng e pernoite na vila Xishuiyu.
Nota: Consulte-nos se deseja conhecer a tumba Zhaoling, menos popular entre visitantes e onde se encontra a tranquila vila de mesmo nome.
Duração do trekking: 4-5 horas
Dificuldade: Média (nível 4) 
Pernoite: no hotel selecionado.

4° Dia - Shuichancheng - Huanghuacheng – Jiankou 
A trilha deste dia começa em Shuichangcheng que significa “muralha de água”. A caminhada será de 2 horas ao longo da porção não restaurada da muralha.  Fará uma parada quando chegar à vila de Zhuangdaokou (não é necessário visitar) e andará por 1 hora de Zhuangdakou para Huanghuacheng. A última parte oferece paisagens de tirar o fôlego da reserva. A descida, como de costume, é íngreme e escorregadia.
Após o almoço em Huanghuacheng, visita as Silver Pagodas. A história do local volta à Dinastia Tang (618-907) e o primeiro templo foi construído quando vários monges budistas expandiram o local. As 5 pagodas foram acrescentadas no século XII.
Três picos dominam a área e o mais alto, o Central Peak, alcança 720 metros, tem acesso por escadas. Leva em torno de 1 hora para atingir o pico, de onde poderá apreciar a excelente vista da área. Traslado para a vila de Xizhazi para pernoite.
Duração do trekking: 5 horas
Dificuldade: Baixa - Média (nível 3) 
Pernoite: no hotel selecionado.

5° Dia - Jiankou – Mutianyu - Gubeikou 
Café da manhã e saída bem cedo, para a caminhada em uma das partes mais selvagens da muralha. A primeira subida será ao longo de uma via em zigue-zague com várias pequenas escadas e por uma floresta de pinheiros que o levará a uma torre localizada a cerca de 1000 metros de altura. Continua rumo a parte Mutianyu da muralha (em torno de 04h00), oposta a uma torre chamada “Stairway to Heaven” que não é recomendada aos visitantes que sofrem de vertigem.
Perceberá que a parte Jiankou é parecida com a de Chengjiabao, com pouca manutenção e por isso há maior dificuldade de explorar comparado às outras partes visitadas. Passarelas estreitas, escadas repentinas, tijolos quebrados e torres parcialmente arruinadas sendo necessário descer da muralha e andar ao longo dela por vários metros antes de subir novamente (necessário usar luvas). Finalmente chegará a área restaurada rumo a Mutianyu. A descida final pode ser feita também pelo tobogã ou teleférico (ambos opcionais).
O almoço será no restaurante Schoolhouse, localizado a alguns minutos de carro de Mutianyu. O prédio de uma escola virou restaurante com alojamento e faz workshop de produção de peças de vidro. A empresa tem forte ética ambiental e social, empregando pessoal local, restaurando prédios abandonados e produzindo seus próprios ingredientes para os pratos simples e frescos.
Traslado para a vila de Guandi para conhecer o projeto Great Green Wall. O projeto planta árvores formando uma “muralha verde” para o combate a desertificação e as tempestades de areia nas regiões chamada de 3 Nortes: Nordeste, Mongolia interna e a província de Xinjiang. Já foram plantadas milhões de árvores ao longo de 4500 km.
Traslado para a área de Gubeikou, ponto inicial da trilha para Jinshanling. Pernoite na região de Gubeikou.

Duração do trekking: 4-5 horas
Dificuldade: Média (nível 4) 
Pernoite: no hotel selecionado.

6° Dia - Gubeikou - Jinshanling 
Começará o dia às 08h00 com a subida a primeira torre de onde poderá ver a sinuosa muralha em direção a montanha. Andará na direção oposta para a parte Jinshanling da muralha, cruzando a província vizinha Hubei. Fará parada na 24 Eyes Tower, a maior torre da região cujo nome vem das seis janelas decorando cada um dos seus 4 lados (2 deles parcialmente em ruínas).
Há partes da muralha que pertencem ao exército e são fechadas ao público. Por isso, terá que sair da muralha e voltar em um ponto ou outro. Passará pelo Spider Valley e entrará no Madicun que significa “Vila da maconha” para explorar os campos de milho, tabaco e maconha. De lá poderá subir novamente na muralha (40 minutos de subida relativamente íngreme) e retornar calmamente ao vale chegando em uma casinha, estrategicamente localizada, oferecendo refrescos. Antes de retornar à muralha, verá uma das mais belas paisagens da muralha ao longo das colinas de Jinshanling.
Sairá novamente da muralha pela última vez utilizando um caminho em encosta íngreme (recomendamos usar luvas neste trecho) e antes de subir novamente, verá a parte restaurada de Jinshanling. A caminhada terminará na Zhundao Pass onde verá uma estátua do general da dinastia Ming que fez grande parte nos trabalhos de restauração e consolidação da muralha. Descerá a estrada até o ônibus que o levará para o almoço.
À tarde, participará da atividade de “busca e exploração de ervas medicinais”: Um passeio aos subúrbios de Beijing para, além de aprender as propriedades medicinais das ervas do dia a dia dos jardins locais da China, também colhê-las e saboreá-las em pratos tradicionais.
Pernoite na região de Jinshanling.

Duração do trekking: 5 horas
Dificuldade: Média (nível 3) 
Pernoite: no hotel selecionado.

7° Dia - Jinshaling – Simatai – Beijing 
De manhã, começa a caminhada em direção a Simatai. Apesar da rota não ser exatamente fácil e incluir algumas escadas íngremes, a muralha nesta região é bem preservada e parcialmente restaurada. O grande número de torres, 19 no total, permite pausas frequentes na sombra.
A partir da 12ª torre em diante, a muralha está em pior estado de conservação. Quando chegar na 19ª torre (chamada East Five Eyes Tower), estará na parte ocidental de Simatai onde será o fim da caminhada com direito a cerimônia de encerramento e um piquenique.
Retorno a Beijing, chegada e na sequência, visitará o Palácio de Verão: um misto de templos, lagos, pagodas e jardins, uma harmoniosa representação da cultura e arquitetura chinesas. Após a visita, será levado ao hotel e participará do jantar de despedida. 
Pernoite: no hotel selecionado.

8° Dia - Beijing (Pequim) 
Café da manhã. Em horário apropriado, traslado ao aeroporto (voo não incluído). 

 

Se interessou? Preencha o formulário abaixo:

Sartre Logo

Rua Alegre, 928 - Santa Paula - São Caetano do Sul, SP | CEP 09550-250
+55 (11) 2757-0000

NeoTurismo © 2018 • Desenvolvido por Logo Incandescente