• Culinária do Acre: Quibe de Macaxeira

Culinária do Acre: Quibe de Macaxeira
05 de Maio de 2018
Originário do Oriente Médio o quibe é um prato típico da região dos países árabes. O seu preparo mais comum é uma massa de carne moída e trigo tabule, recheada originalmente com carne de carneiro e ervas. O quibe é um prato popular também na América do Sul onde foi introduzido pelos imigrantes sírio-libaneses. O quibe foi incorporado à gastronomia acreana com mudanças bastante significativas no seu preparo, como a massa de macaxeira, raiz bastante consumida em toda a Amazônia.

A criatividade e paladar do acreano foi além, o arroz também pode substituir a tradicional massa do quibe. Em outros estados o quibe de macaxeira é conhecido como croquete de carne, mas em qualquer lanchonete e restaurantes do Acre os quibes de macaxeira e de arroz são sempre uma ótima pedida.

Quer saber mais sobre essa iguaria da culinária acreana? Confira a receita dos quibes de macaxeira e de arroz da D. Marilda que faz essas delícias há 20 anos em uma lanchonete no centro de Rio Branco. 

Massa – Os ingredientes da massa são 1 ½ kg de macaxeira, manteiga e três colheres de óleo ou manteiga.

Para o preparo é necessário cobríl-as com água e cozinhar a macaxeira. adicionar sal a gosto. Depois de escorridas e ainda quente, deve-se amassá-las com um garfo ou moedor, adicionando manteiga ou óleo para dar consistência. Depois de bem amassada, faça bolinhos com as mãos e um furo no meio para colocar o recheio.

Se preferir, você pode empaná-lo na farinha de rosca ou trigo. Uma dica antes de fritar os quibes é levá-los ao congelador durante 15 minutos e depois fritá-los em óleo bem quente até dourar.

Outra dica importante é para quem quer levar os tradicionais quibes de macaxeira do Acre para outros lugares. A dica da D. Marilda que faz essa delícia há 20 anos em uma tradicional lanchonete em Rio Branco é enrolar os quibes ainda crus, um a um, em papel laminado e congelar. Os quitutes podem durar até 7 dias quando bem acondicionados.

Fonte: http://www.ac.gov.br/
 
Sartre Logo

Rua Alegre, 928 - Santa Paula - São Caetano do Sul, SP | CEP 09550-250
+55 (11) 2757-0000

NeoTurismo © 2018 • Desenvolvido por Logo Incandescente